Sushi faz bem?

Conheça os benefícios e malefícios do sushi

Nem todos apreciam a culinária japonesa. Normalmente, ou você ama ou você odeia. O fato é que precisamos tomar alguns cuidados com o consumo de peixes crus. Mas pode ficar tranquilo que também iremos falar das vantagens de comer sushi. Assim, você não vai precisar parar de frequentar os restaurantes que tanto gosta.

Sushi pode fazer mal?

Veja bem, o problema não está exatamente no sushi. O problema está no mal cozimento. A própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que o consumo de pescados crus ou mal cozidos deve ser evitado. Dessa forma, diminuímos as chances de sofrer uma contaminação alimentar. Pesquisadores que trabalharam na última publicação do British Medical Journal Case Reports apontavam que a popularização do sushi no ocidente pode estar associada a um aumento nas infecções por parasitas.

Sushi é saudável?

Podemos dizer, sim, que há vários benefícios dessa iguaria. Afinal, possuem uma grande quantidade de nutrientes essenciais ao corpo. Confira abaixo alguns benefícios.

Ômega-3

Para começar, há uma alta quantidade de ômega-3, que são ácidos graxos super benéficos para nossa saúde. O ômega-3 pode ser encontrado em grandes quantidades dependendo do peixe a ser consumido. O selênio – um mineral com alto poder antioxidante – também entra na lista de nutrientes.

• Quer aprender mais sobre diversos alimentos e ficar por dentro de receitas exclusivas? Clique aqui e comece agora a ter uma alimentaçção mais saudável

Reduz o colesterol ruim

O Ômega-3 tem uma função preventiva de manutenção das artérias do corpo. Isso faz com que o colesterol ruim (LDL) diminua e os triglicérides (um tipo de gordura presente no sangue) também. Contudo, se for consumido em excesso, o colesterol ruim pode acabar aumentando.

Muito proteico

Nos peixes, nos encontramos proteínas de alta qualidade! Possuem poucas calorias e pouca gordura – ao contrário da carne vermelha, por exemplo. As proteínas são responsáveis por criar novas células no nosso corpo, metabolizar energia, nos manter saudáveis e, claro, ajudar no processo de hipertrofia.

Regulação hormonal

Sushi não é só peixe cru! Agora, vamos falar de outros alimentos inclusos nessa culinária. Sabe o “banho de algas” que vem em volta de alguns tipos de sushi? Ele se chama nori e é riquíssimo em iodo, que pode garantir que nossos hormônios estejam devidamente equilibrados no nosso corpo. Consequentemente, nossas atividades metabólicas funcionam melhor.

Combate o câncer

Como dissemos antes, sushi vai além de peixes. Sabe aquela massinha verde chamada wasabi que você sempre descarta quando seu prato chega? Ela é rica em propriedades anticancerígenas! Isso se dá por causa dos seus compostos antioxidantes, que ajudam a neutralizar radicais livres.

Saiba mais

Como fazer um churrasco saudável

Deliciosas sobremesas sem açúcar para comer sem culpa