Pasta de amendoim emagrece?

Conheça os benefícios e quantidade recomendada desse alimento

Além de ser uma delícia, a pasta de amendoim dá sensação de saciedade e é extremamente nutritiva. E se você pensava que o amendoim é uma oleaginosa, assim como as nozes e castanhas, você estava errado. O amendoim é uma leguminosa – por incrível que pareça, da mesma família dos feijões.

Pasta de amendoim faz bem?

Aparentemente, sim! É uma excelente fonte de vitamina E e vitaminas do complexo B. Especialmente, B3, B6, folato e biotina. Além disso, é rica em ferro, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre, cálcio, selênio e manganês.

Benéfica para o coração

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition apontou que o conjunto de antioxidantes pode ser a chave para os benefícios ao coração. Aqueles que comem pasta de amendoim 4 vezes por semana podem ter o risco de morte por doença cardíaca reduzido em 37% em comparação com aqueles que não consomem. Ela também pode diminuir o colesterol ruim (LDL) e manter o colesterol bom (HDL).

Previne diabetes

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association demonstrou que a ingestão de 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim de 4 a 5 vezes por semana pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em 30%. Ela também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, por ser uma excelente fonte de ômega-9.

Perfeita para quem faz musculação

Esse alimento é uma ótima fonte de energia! E, claro, contém um alto teor de proteínas, que são essenciais para a hipertrofia. A pasta de amendoim, por ser rica em potássio e magnésio, acelera o processo de recuperação dos músculos.

Como fazer pasta de amendoim

Toste o amendoim em forno baixo por cerca de 20 minutos. Fogo baixo é essencial para preservar os óleos saudáveis do alimento. Posteriormente, ponha no liquidificador por alguns minutos até que vire uma pasta. Se quiser, acrescente um pouco de sal na mistura. Não se esqueça de guardar em recipiente bem fechado na geladeira.

Quantidade recomendada

Uma colher de sopa bem cheia tem cerca de 90 calorias. Se você não é muito fã de exercícios físicos, limite-se a uma colher por dia. Você pode incrementar seu café da manhã e até lanches da tarde. Se você é mais ativo e pratica exercícios regularmente, pode consumir duas colheres de sopa.

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