Filmes de terror podem ajudar a emagrecer, diz estudo

Assistir “O iluminado” pode gastar até 184 calorias, por exemplo

Os fãs do gênero devem estar dando pulinhos de alegria nesse exato momento. Provavelmente, já estão até preparando uma maratona de filmes para substituir a academia. Mas calma que não é pra tanto, né?

Filme de terror emagrece?

Bom, os cientistas da Universidade de Westminster, em Londres, garantem que esses filmes podem te ajudar, sim. O experimento foi algo simples: juntaram um bocado de pessoas que estavam dispostas a assistir os filmes mais assustadores já produzidos e monitoraram suas taxas fisiológicas. Ao analisar os batimentos, a quantidade de oxigênio que entrava no corpo e o dióxido de carbono que sai dele, concluíram que assistir a um filme apavorante pode fazer com que você queime o equivalente a uma barra de chocolate!

Como assim?

O medo libera adrenalina e isso faz com que nosso metabolismo trabalhe mais rapidamente. Além disso, a adrenalina também tem a característica de diminuir o apetite. Confira a lista de filmes que foram usados no experimento e veja quantas calorias foram queimadas ao assistir cada um deles:

1 – “O iluminado” – 184 calorias
2 – “Tubarão” – 161 calorias
3 – “O exorcista” – 158 calorias
4 – “Alien” – 152 calorias
5 – “Jogos mortais” – 133 calorias
6 – “A hora do pesadelo” – 118 calorias
7 – “Atividade paranormal” – 111 calorias
8 – “Bruxa de Blair” – 105 calorias
9 – “O massacre da serra elétrica” – 107 calorias
10 – “[Rec]” – 101 calorias

Também podem fortalecer o sistema imunológico

Em parceria com a Universidade Coventry, a Universidade Nottingham Trent (ambas britânicas) também mostrou resultados interessantes em seus experimentos. Avaliaram amostras de sangues dos voluntários antes, durante e depois de assistirem alguns filmes tenebrosos e relataram que os níveis de glóbulos brancos cresceram.
Em entrevista ao Daily Mail, a imunologista da University College of London, Natalie Riddell explicou: “Esse é o resultado de um processo de anos de evolução em busca de sobrevivência. Assistir a obras do tipo faz você ativar duas respostas possíveis: lute ou fuja, o que acaba liberando bastante adrenalina.

Saiba mais:

Meditação para emagrecer funciona

As 8 carreiras que mais engordam

Academia cria “aula de soneca”