Nutella fit: receita fácil, saudável e tão gostosa quanto a tradicional

Aprenda a fazer a versão saudável de um dos doces mais amados pelos chocólatras

Getty Images – Nutella fit

Ah, Nutella… Quem não adora aquele famoso creme de avelã com cacau, não é mesmo?
É ainda melhor quando tem nos brigadeiros, bolos, milk-shakes e, claro, naquele pãozinho ou torrada do café da manhã. Mas, calma lá. Embora seja uma delícia, a nutella tradicional é, com toda a certeza, um alimento para se tomar cuidado. A versão comum é repleta de açúcar refinado e outros ingredientes artificiais para dar aroma e sabor, além de conter pouquíssima avelã em sua composição. E é exatamente por isso que nós vamos te ensinar a preparar uma versão muito mais saudável, que cabe na sua dieta e que mantém o delicioso sabor tradicional!

Ingredientes

– 1 xícara de avelãs
– 200ml de leite de amêndoas ou leite de coco
– 3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
– 3 sachês de stévia
– 1 colher de whey de chocolate ou baunilha

Como fazer nutella fit

Aqueça o forno a 265° por cerca de 15 minutos. Depois, ponha as avelãs em um tabuleiro e coloque para tostar por, mais ou menos, 10 minutos. Certifique-se de que elas estarão tostadas mesmo. Se elas não tostarem o suficiente, não irão moer direito e o creme ficará cheio de pedacinhos de avelã – o que vai dar um gosto amargo ao doce. Agora que você tem certeza que as avelãs estão tostadinhas, bata-as junto com o cacau, o whey, a stévia e o leite. Pode ligar na maior potência do seu liquidificador e deixe batendo por 5 minutos. Só não esqueça de mexer de vez em quando. Depois disso, é só guardar na geladeira e servir depois de, aproximadamente, 2 horinhas!

Nutella é saudável?

Tenha em mente que estamos nos referindo aqui à nutella tradicional, e não à nossa receita hein! Vamos responder essa pergunta com um seguinte dado: A Ferrero, a empresa que criou o Nutella, precisou aceitar um acordo judicial no qual tiveram que desembolsar mais de 3 milhões dólares por terem alegado que “comer Nutella é saudável” em campanhas publicitárias. E não acaba por aí: tiveram que alterar o rótulo na Europa e parar, imediatamente, de veicular qualquer propaganda que dissesse que o doce é saudável. Será que faz bem?

|PATROCINADO: Quer receber receitas exclusivas e emagrecer sem deixar de comer o que gosta? Clique aqui

Ingredientes da nutella comum

Óleo de palma ou azeite de dendê – Cerca de 1/5 da Nutella é feito de gordura pura e óleo de palma. De acordo com Alfonso Lampen, especialista em alimentos do Instituto Federal de Avaliação dos Riscos na Alemanha (BFR), os ácidos graxos formados no processamento do óleo de palma fazem mal aos rins, fígado, testículos, e pode ter efeitos cancerígenos.

Vanilina– Embora a vanilina seja aprovada pelas autoridades de segurança alimentar, há quem diga que ela é uma neurotoxina para as células do cérebro.

Lecitina – Obtida por meio do óleo extraído dos grãos da soja, é usada tanto como emulsionantes quanto lubrificantes. Embora esteja ligada à benefícios à saúde, como controle do colesterol, alguns defendem que a lecitina de soja é um resíduo que feito de pesticidas e solventes.

Soro do leite – Ele por si só não faz mal. No entanto, há suspeitas de que o procedimento das empresas de laticínios é de qualidade duvidosa. Como assim? Bom, há boatos de que certos produtos provém de vacas abastecidas com alimentos geneticamente modificados, antibióticos e hormônios.

Açúcar refinado – Provavelmente, você já conhece bem esse item e sabe o quanto ele é prejudicial. Por incrível que pareça, o açúcar está presente até em alimentos salgados e industrializados. Pode levar a diabetes, obesidade e acabar com a homeostase do organismo. Para quem não sabe, a homeostase compreende a manutenção de condições estáveis para nossas células.

Abaixo, confira uma imagem que ilustra melhor a composição da nutella

Imagem tirada do site “coletivo verde”

Veja outras receitas fits:

Leite condensado caseiro fit

Doce de leite fit caseiro

Ovo de páscoa fit caseiro