Páscoa: como fazer boas compras

Aprenda a conciliar o banquete de páscoa com a dieta

Apesar de todo o significado e religiosidade, é impossível falar de Páscoa e não falar de chocolate, né? E não só de chocolate, mas de peixes também!
Gostando ou não, o banquete e a comilança são, praticamente, tradições desta data. Então, ao invés de tentarmos nos privar, que tal aprendermos a fazer escolhas mais saudáveis no supermercado?

Qual chocolate comprar

Tem gente que atribui toda a culpa ao chocolate – como se ele tivesse culpa de você comê-lo demais. O chocolate pode, sim, fazer parte da sua alimentação, desde que você tenha maturidade para isso e saiba se controlar.
Na hora de ir às compras, procure sempre dar preferência ao chocolate amargo ou meio amargo. Quanto mais cacau, mais antioxidantes. Quanto mais antioxidantes, mais benefícios à saúde do seu coração.

Qual chocolate evitar

Tente passar longe do chocolate ao leite e dos chocolates brancos. E, principalmente, daqueles que contêm castanhas, trufas recheadas e avelãs. Uma regrinha básica: quanto mais “incrementado” for o doce, pior será para a sua dieta.

Colomba Pascal

O rei Lombardo Alboino, furioso com a guerra, desistiu de seu desejo de vingança depois de ter sido presenteado com um doce em formato de pomba. No caso, o doce era o que hoje conhecemos por Colomba Pascal. Bom, ao menos é isso que a lenda conta.
A Colomba contém mais ovos e mais manteiga que o panetone. Seu preparo é super minucioso e o sabor é suave. É um pãozinho muito querido no café da manhã de muitos países europeus.
Porém, nem tudo são flores: a Colomba Pascal é muito calórica. Portanto, se for consumir, limite-se a uma fatia ou, ao invés de comprar o tradicional, opte pela versão com frutas secas.

Peixes

Bacalhau não pode faltar, né? Rico em vitaminas A,E e D, ferro, magnésio e gorduras boas (ômega 3 e 6), o peixe característico da Páscoa é, sim, uma boa opção. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu preparo. Diminua a quantidade de sódio na preparação, caso você escolha comprar o bacalhau seco.

Vinhos

Essa bebida costuma ser a acompanhante principal do almoço de Páscoa. Se você gosta, dê preferência ao vinho tinto! Ele tem antioxidantes, ação anti-inflamatória e previne doenças cardiovasculares. Mas, é claro, lembre-se de consumir com moderação.

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