Não tenho tempo para me exercitar. E agora?

Veja como é possível incluir exercícios físicos em uma rotina agitada

Antes de dizer que você não tem tempo para se exercitar, analise bem a sua rotina. Bem mesmo. Certifique-se de mapear todas as suas atividades diárias e o tempo que você leva em cada uma delas. Geralmente, quem diz não ter tempo nenhum para se exercitar, tem tempo, sim – a pessoa só não sabe disso ainda. Ou, às vezes, até sabe que tem tempo, mas prefere enganar a si mesmo e continuar na tranquila zona de conforto. Tudo depende de uma pergunta: você está disposto a sair dela?

“Trabalho o dia inteiro”

Vamos supor que você tenha uma extenuante rotina de 10 horas diárias de trabalho. Imaginando que você trabalha das 08h00 às 18h00 – ou das 08h00 às 19h00 com uma hora de almoço – , ainda temos uma boa janela de tempo aqui. Você não pode se exercitar por 30 minutinhos nesse espaço de tempo entre 19h00 e 22h00?

Exercícios para perder barriga em casa

“Trabalho e ainda estudo”

Não, não vai ser fácil. Mas, sim, é possível. Por exemplo, se você trabalha das 8h00 às 17h00 e estuda das 19h00 às 22h30, você tem uma grande janela de tempo entre 17h00 e 19h00. Tem certeza que você não consegue se exercitar nesse intervalo de 2 horas? Lembre-se que você nem precisa se exercitar por duas horas inteiras! Há métodos de treinos curtos e intensos que trazem resultados extremamente significantes. Já ouviu falar do HIIT?

Confira 10 exercícios perfeitos para quem quer emagrecer

“Não tenho dinheiro”

Antes de dar as dicas desse tópico, faça alguns questionamentos: quanto custa sua saúde? Quanto custa sua auto-estima? Quanto custa sua qualidade de vida? Infelizmente, as pessoas não percebem que pagar uma academia é um investimento. Muitos gastam R$200,00 em roupas todo mês, mas não suportam a ideia de pagar R$70,00 numa academia. Antes de dizer que não tem dinheiro, reveja seus gastos e analise seu controle financeiro. Será que, realmente, não dá pra cortar alguns custos desnecessários e investir no seu próprio corpo?

Agora, vamos supor que, de fato, você não tem esse dinheiro. Dessa vez, nós é que vamos te questionar: quem disse que você precisa de dinheiro para se exercitar? Caminhada e corrida são os exercícios mais baratos e democráticos do mundo. Desde que você não tenha um grave problema no joelho, sinta-se livre para praticar. Além disso, não é nada difícil encontrar aparelhos de ginástica de graça nos parques. Você não precisa se deslocar até o Parque do Ibirapuera! Já experimentou aquele parquinho do bairro que você nunca visitou? A sua “academia” grátis pode estar muito mais perto do que você pensa.
Na verdade, sua própria casa pode ser sua sala de musculação! Uma simples busca no Google pode te mostrar uma infinidade de exercícios para fazer em casa. Você não vai dar desculpas para não fazer exercício na sua própria casa, né?

| • Quer aprender a se alimentar da maneira correta, sem restrições exageradas, e emagrecer com saúde? Assine o Dieta e Saúde!

Saiba mais:

Descubra o melhor exercício de acordo com sua personalidade

6 hábitos que transformam seu metabolismo em uma máquina de queimar gordura

10 razões para começar a usar um aplicativo para emagrecer