Massa filo ou massa folhada: qual escolher?

Aprenda a preparar essas duas massas deliciosas e veja como incluí-las na dieta

A massa folhada já é conhecida por muitos, mas você já ouviu falar da massa filo? Semelhante à folhada, ela é uma massa super fininha e é aberta com rolo até ficar, praticamente, transparente. Extremamente delicada, muitos têm dificuldade para prepará-la por não conseguir chegar na textura adequada. Saiba mais sobre a massa filo e veja o que ela tem de diferente da massa folhada

Qual é a melhor massa?

As duas podem conter recheios doces e salgados. Tortas, rolinhos, tarteletes… A criatividade, como sempre, é o limite da culinária. No entanto, as duas massas possuem suas particularidades e, por isso, o resultado (tanto no sabor quanto na aparência) pode ficar bem diferente.
A massa filo consiste em uma mistura de farinha, água, sal e um pouquinho de gordura. É vista como uma versão mais “light”, melhor para quem está de dieta. Seu uso baseia-se em misturar camada de massa e pincelar com gordura (manteiga, óleo ou azeite).
Para ficar com aquele “aspecto folhado” na massa filo, é preciso usar várias camadas intercaladas para sobrepor. Já a massa folhada possui uma espessura mais grossa e exige apenas uma camada para ficar com o resultado desejado.

Como usar

Se você quer usar a folhada, é importante esperar que se atinja a temperatura ambiente e, depois, abrir com um rolo por cima de uma superfície lisa.
Ao utilizar a massa filo, além da temperatura ambiente, é preciso manuseá-la com muita cautela, pois quebra com facilidade. Sempre cubra a parte que não está sendo usada com um plástico, pois a massa pode ressecar.
Depois que forem descongeladas, elas devem ser mantidas na geladeira. A partir desse momento, sua validade deve durar cerca de uma semana e meia.

Qual massa escolher?

Na verdade, depende muito de você e do momento de consumo. A massa folhada possui um sabor mais amanteigado e gorduroso, além de ser mais fácil de preparar. Portanto, se a ocasião é de festa ou alguma comemoração especial, ela pode ser uma boa opção. Já a massa filo tem um sabor mais leve e precisa de mais cuidados na hora de ser preparada. Por isso, pode ser uma boa opção para dar uma pequena “escapada” da dieta sem muito peso na consciência.

Saiba mais:

Panqueca de farelo de aveia fit

4 receitas Low-Carb deliciosas e fáceis de fazer

Omelete fit de batata doce