Dieta Low Carb – Como Funciona, Vantagens e desvantagens

Getty Images – Dieta Low Carb

As dietas de baixo carboidrato vêm ganhando cada vez mais seguidores. Alguns exemplos de dietas low carb são a Dieta da Proteína e a Dieta Paleolítica.

Como funciona a Dieta Low Carb?

As Dietas Low Carb possuem mais quantidade de gorduras do que proteínas – e, obviamente, mais gorduras que carboidratos. A explicação para isso é que quanto menor a quantidade de insulina liberada no corpo, menor será o ganho de gordura. A insulina, hormônio que favorece o ganho de peso, é liberada no organismo sempre que comemos carboidratos. Numa dieta “comum”, os carboidratos representam 50% a 60% das calorias totais. Ou seja: se a pessoa consome 2000 calorias, ela tem de 250g a 300g de carboidrato em sua dieta. Já a Low Carb costuma ficar entre 20g e 100g de carboidratos – o que é muito pouco comparado a uma dieta normal.

Alimentos proibidos

Arroz; batata; mandioca; grãos; pão; macarrão; bolos; frutas; bolachas; sopas desidratadas; salgadinhos; nuggets; pizzas; massas; molhos prontos; fast food.

Vantagens

Pode ser uma boa opção para quem tem síndrome metabólica, resistência à insulina e diabetes.

Desvantagens

É fácil desistir da dieta, devido ao excesso de restrições. Isso pode, também, levar à compulsão alimentar e a alterações no humor. É possível sentir tonturas, fraqueza, dores de cabeça e intestino preso.