Dieta da Proteína: Passo a passo, cardápios e receitas para perder barriga

Dieta da Proteína

A moda agora é a Dieta da Proteína. Quando a gente decide emagrecer, sai da frente. Não tem alface sem graça ou café sem açúcar que tire nossa determinação em caber naquela calça linda, que hiberna no armário há meses.

Isso no começo. Porque, quando o tempo vai passando, as tentações começam a ficar mais fortes e precisa ter muita força de vontade para resistir. Por isso, é importante escolher uma dieta que tenha a ver com o seu perfil. Assim, as chances de dar para trás são menores. Então, antes de se deixar seduzir pelos resultados rápidos de um regime, é importante conhecê-lo bem. Se você quer saber como é o dia-a-dia da famosa dieta da proteína, dê uma olhadinha nas dicas  abaixo. Para ela funcionar, é preciso fazer umas mudanças nos hábitos como tomar café-da-manhã sem pão ou bolachas, por exemplo.

Uma nova proposta

Conhecida como hiperprotéica, a dieta da proteína tem se tornado popular por auxiliar na perda de peso. Esta dieta é caracterizada pela presença de proteínas em todas as refeições, incluindo lanchinhos extras (intermediários), com maior concentração de proteína e menor concentração de carboidratos.

Efeito “seca barriga” da Dieta da Proteína

Os princípios da Dieta da Proteína é a drástica redução dos carboidratos, pois acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia e, assim, ocorre à perda de peso e o efeito “seca barriga”.

Perda de peso na Dieta da Proteína

Com a falta de carboidratos, o organismo passa a buscar energia nas gorduras. Além disso, o carboidrato estimula a produção de insulina, hormônio que, entre outras funções, provoca a fome.

Diminuindo o nutriente, consequentemente, vai haver uma diminuição do hormônio, fazendo com que a pessoa sinta menos fome. Estas são as duas explicações para o rápido emagrecimento proporcionado a quem segue a dieta.

Mas afinal, o que é a Dieta da Proteína?

A dieta da proteína foi desenvolvida pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins. O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos.

O método de emagrecimento consiste em diminuir, ou ainda, restringir o carboidrato da alimentação, como massas, pães, batata, e abusar das proteínas e gorduras (carnes, peixes, ovos, laticínios).

Como você se sente sem batata, arroz, macarrão ou pão? Se a resposta for que a grande presença de carnes no cardápio te dará maior sensação de saciedade e que a restrição desses alimentos ricos em carboidratos não fará grande falta, siga em frente.

Reeducação alimentar e Dieta da Proteína

A dieta rica em proteínas tem como base as carnes e seus derivados. Inicialmente, será necessário se adaptar a uma menor variedade de alimentos, principalmente, na primeira fase da dieta. Passada a primeira fase, novos alimentos poderão ser adicionados, dando preferências aos alimentos integrais como, por exemplo, pão integral, arroz integral, massa integral.

A dieta rica em proteínas não exclui a ingestão de legumes e frutas. Entretanto, dependendo da fase em que se encontra, alguns poderão ser restringidos ou não poderão fazer parte do cardápio. A ingestão de bebidas alcoólicas é proibida, inclusive o vinho.

Ação através do metabolismo

– As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.

Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

– Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75% das calorias totais do dia, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.

– Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.

– Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL – colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.

– O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

Fases da Dieta da Proteína

A Dieta da Proteína recomenda que seja realizada em um processo de quatro fases:

Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.

Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.

Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

Receita Dieta da Proteína: canelone fit de berinjela e funghi

Veja como preparar a receita rica em proteínas e com pouquíssimos carboidratos
Receita Dieta da Proteína: Canelone de Berinjela

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 200 g de ricota fresca ou tofu
  • 3 colheres sopa requeijão light ou tofu soft
  • 200 g funghi

Como fazer

Corte a berinjela em lâminas. Aqueça uma frigideira antiaderente e passe azeite, adicione sal e pimenta nela, depois coloque a berinjela, doure dos dois lados. Repita a operação em todas as fatias. Na mesma panela refogue o funghi com um pouco de shoyu light reserve. Em uma travessa misture a ricota, requeijão e o funghi, acerte o sal e a pimenta a gosto. Sirva a seguir.

Rendimento

6 porções.

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Fonte: Minha Vida