Dieta Detox: Passo a passo, cardápios e receitas de sucos, sopas e chás

Dieta Detox para Emagrecer

A Dieta Detox ou desintoxicante está cada vez mais na moda. Para quem exagerou na comida em datas e eventos especiais, ela acabou se tornando comum. O maior objetivo da Detox Diet é eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Essas substâncias podem vir de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans.

Como funciona a Dieta Detox?

A Dieta Detox baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás, misturas de sucos e chás. Seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. É recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos em que geralmente excessos são cometidos devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas e preparações calóricas.

Benefícios da Dieta Detox

Esta dieta contribui para a perda de peso porque envolve uma redução drástica da quantidade de calorias ingeridas, fazendo com que a pessoa gaste mais energia do que consome. E isto inevitavelmente leva ao emagrecimento. O fato do método eliminar substâncias prejudiciais ainda pode contribuir para melhorar a digestão, o que refletiria em uma queima de gorduras mais eficaz.

Como na Dieta Detox somente os alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes, podem ser consumidos, trata-se de um estímulo para que a pessoa aprenda a inserir mais destes alimentos no seu cotidiano.

Ao mesmo que ela em que estimula o consumo de alimentos saudáveis, ela reduz a ingestão de alimentos prejudiciais. Neste método os alimentos que podem causar problemas de saúde quando consumidos em excessos são retirados do cardápio. Isto pode ser um estímulo para que as pessoas acostumem-se a consumí-los em menores quantidades e assim adquiram hábitos mais saudáveis.

Desintoxicação e reeducação alimentar

Ao iniciar uma dieta, algumas pessoas notam que o resultado é mais lento do que o esperado para o emagrecimento e até mesmo algumas mudanças que costumam surgir por causa da alimentação saudável demoram a aparecer, como uma pele mais bonita, cabelos mais brilhantes e um sono tranquilo. Esse é o seu caso? A culpa pode ser de alimentos tóxicos que você consumia antes que causam diversos processos inflamatórios no organismo e fazem com que ele não consiga mais exercer as funções corretamente. “É comum sentirmos sintomas dessa intoxicação, como dor de cabeça, fadiga e problemas intestinais”, alerta a nutricionista Izabella Fratezi, consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte.

Para evitar esse problema, alguns nutricionistas recomendam adotar uma dieta desintoxicante antes de fazer a reeducação alimentar de fato. “Essa dieta ajuda o corpo a eliminar as toxinas acumuladas por causa do consumo de alimentos industrializados, açúcar refinado, gorduras saturadas e gorduras trans e hidrogenadas, além de vícios como álcool e cigarro”, explica a nutricionista. A duração da desintoxicação dependerá de cada organismo.

A reeducação alimentar é essencial para atingir um resultado efetivo e duradouro.

O modo de fazer a Dieta Detox

A Dieta Detox costuma ser dividida em uma primeira fase que dura cerca de três dias em que a pessoa tem uma dieta exclusivamente líquida. Nesta fase podem ser consumidas sopas caseiras, sucos e shakes preferencialmente indicados pela nutricionista.

O consumo é de cerca de mil calorias por dia que são distribuídas em refeições de duas em duas horas. As atividades físicas intensas devem ser evitadas nesta primeira fase. Na segunda fase há um leve aumento do aporte calórico e os alimentos sólidos passam a ser permitidos. Esta segunda fase costuma durar cerca de quatro. No entanto, algumas dietas detox podem durar mais que uma semana.

Como se alimentar na Dieta Detox

Uma alimentação leve já irá contribuir para o melhor funcionamento do fígado. “Consumir muitas frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e carnes brancas ajuda muito. Não adianta pular uma refeição, pois se o corpo fica sem comer entra em estresse e isso aumenta o peso porque o organismo vai atrás de mecanismos de estoque”, explica a nutricionista Amanda Epifânio, do CITEN.

Além de não sobrecarregarem o fígado, estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, compostos fenólicos que tem ação antioxidante. Os peixes, grelhados, assados ou cozidos, e as sementes, como a chia e a linhaça, são ricos em ômega 3 que proporciona uma ação anti-inflamatória.

Os sucos com verduras e frutas e os chás também são muito recomendados por alguns profissionais da área de saúde. O consumo balanceado deles na dieta é benéfico. O chá verde é rico em catequinas que tem o poder de combater os radicais livres no organismo e ainda possui um efeito termogênico. O chá de hibisco é uma boa escolha, por conter flavonoides e ácidos orgânicos que tem ação antioxidante e diurética. O chá de gengibre é outra bebida que possui forte ação antioxidante.

Na Dieta Detox os alimentos consumidos são: frutas frescas, secas sem açúcar, verduras e legumes orgânicos principalmente da família das brássicas, como couve, repolho, brócolis, leguminosas, cereais integrais como arroz, quinoa, aveia, chás como de hibiscos, cavalinha, verde, maçã, oleaginosas, castanhas, semente de girassol, abóbora, chia, ovos caipira, peixes, óleos extra virgem como de coco, azeite, abacate, linhaça, ervas frescas e secas, vinagre de maçã, leites de vegetais, sal marinho, rosa e do himalaia, limão, gengibre, mel, stévia, cacau em pó.

O que não é aconselhável comer durante a Dieta Detox

Alguns alimentos realmente sobrecarregam o fígado por serem ricos em substâncias que em excesso prejudicam organismo. Por isso, após momentos de abuso, é importante evitar alimentos que irão fazer com que esse órgão tenha uma atividade intensa.

A orientação é ter uma dieta balanceada, restringindo o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, é o caso da carne vermelha e produtos industrializados, como congelados e biscoitos. Comidas ou bebidas com aromas artificiais, corantes e aditivos químicos devem ter o consumo limitado, bebidas alcóolicas e açúcar também.

Alguns especialistas orientam cortar alimentos com glúten, como a farinha de trigo, lactose e soja. Caso a pessoa faça isso por conta, o tempo da dieta não deve passar de um a dois dias, se for mais do que isso a reintrodução dos alimentos é mais difícil, pois a pessoa pode ficar um pouco sensível às comidas e bebidas. “Isto é uma precaução, pois as alergias com esses ingredientes são frequentes”, justifica a Ph.D em nutrição Andrea Dario Frias, coordenadora do centro de pesquisas Sanavita. A cafeína também é restringida por alguns profissionais da área da saúde. “Como os chás serão consumidos com maior frequência e eles já possuem essas substância, é recomendado não abusar do café”, explica Frias.

Os alimentos que devem ser retirados na Dieta Detox são: gorduras trans, frituras, processados, como farinha branca, rico em açúcares, sal (comum e em excesso),glutamato monossódico, cafeína, refrigerantes, assados em carvão, bebidas alcoólicas, alimentos com corantes, conservantes como nitrato, nitrito, potássio e sódio, e alimentos com edulcorantes artificiais sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, xarope de milho rico em frutose, glúten, leite e derivados.

Cardápios Dieta Detox

Se você exagerou nos últimos dias, confira três dias de cardápios ricos em fibras e líquidos para limpar seu organismo dos excessos:

Primeiro dia

Café da Manhã
– 200ml de suco de soja light de maçã ou 300 ml de suco de abacaxi com adoçante
– 1 banana prata ou 1 banana média picada
– 1 colher de sopa de aveia em flocos
– 1 colher de sobremesa de mel (coloque o mel e a aveia com a banana e o mamão)

Lanche da Manhã
– ½ mamão ou 1 iogurte natural desnatado
– 1 colher de sobremesa de granola

Almoço
– salada verde à vontade (alface + agrião)
– 2 colheres de sopa de arroz integral
– 1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha + vagem)
– 1 filé de frango ou pescada temperado com alecrim, salsinha e cebolinha
– suco de abacaxi ou maracujá natural com adoçante
– 1 fatia de melancia ou melão

Lanche da Tarde
– 1 xícara de chá de ervas com adoçante ou 1 xícara de chá verde
– 1 fatia de pão integral
– 2 fatias de ricota ou 2 fatias de queijo branco
Jantar

– 1 prato fundo de sopa de legumes
– 200ml de suco de limão ou caju com adoçante
– 1 taça de gelatina diet

Lanche da Noite
– 1 fatia de pão light com fibra ou 2 torradas integrais
– 1 polenguinho light ou 1 colher de sobremesa de geléia (preferência)
– 200ml de suco de soja light qualquer sabor ou 1 xícara de chá de maçã

Segundo dia

Café da Manhã

– 1 xícara de chá de erva-doce com adoçante
– 1 fatia de pão de centeio
– 1 fatia de peito de peru light ou 1 fatia de presunto magro
– 1 fatia de queijo cottage ou 1 fatia de queijo branco
– 1 fatia de mamão formosa ou 1 pêra

Lanche da manhã
– 2 biscoitos integrais ou 1 unidade de torrada integral
– 1 fatia de ricota
– 1 colher de geléia de qualquer sabor
– 200ml de suco de abacaxi com 1 folhinha de hortelã com raspas de gengibre

Almoço
– salada de rúcula com tomate à vontade
– 2 colheres de sopa de arroz integral
– 3 colheres de sopa de espinafre ou cenoura no vapor
– 1 filé de peixe ou frango com molho de laranja por cima (suco de 1 laranja com 1 colher de chá de azeite, salsinha e manjericão fresco ou desidratado)
– 1 unidade de laranja ou 1 fatia de melancia
– 200ml de suco de acerola em polpa com adoçante

Lanche da Tarde
– 1 iogurte natural desnatado com 1 colher de café de mel ou com pedaços de mamão
– 1 banana prata.
– 1 fatia de peito de peru light

Jantar
– prato de salada de folhas cruas com queijo branco, temperado com molho de iogurte com hortelã
– 1 prato de Sopa de caldo verde ( ver receita ) ou sopa de legumes e verduras (incluir 2 tipos de legumes, 2 folhas verdes e talos de brócolis ou beterraba)
– 200ml de suco de uva ou melão de polpa com adoçante
– 1 taça de gelatina diet qualquer sabor

Lanche da Noite
– 1 torrada integral
– 1 colher de chá de geléia de qualquer sabor
– 1 fatia de ricota
– 1 xícara de chá de erva cidreira com adoçante

Terceiro dia

Café da Manhã
– 200ml de suco de laranja ou 300ml de suco de melancia
– 1 fatia de pão light com fibra ou 1 torrada integral
– 1 colher de sobremesa de requeijão light
– 1 fatia de presunto magro ou 1 fatia de queijo branco

Lanche da Manhã
– 250ml de água de coco
– 1 maçã ou 1 pêra

Almoço
– 1 prato de salada de beterraba ou cenoura crua com azeite e salsinha
– salada verde à vontade
– 1 prato de sobremesa de mandioquinha refogada com cebolinha
– 1 filé de carne magra com alecrim e salsinha
– 200ml de suco de acerola de polpa com adoçante
– 1 kiwi

Lanche da Tarde
– 1 prato fundo de sopa minestrone Light ( ver receita ) ou abóbora
– 200ml de suco de melancia ou goiaba com adoçante
– 1 fatia de manga ou 1 fatia de mamão formosa

Jantar:
– salada de alface, rúcula com tomate à vontade
– 1 unidade pequena de batata cozida
– 1 filé de frango grelhado
– 8 morangos + 1 pote de gelatina diet qualquer sabor
– 200 ml de suco de acerola em polpa com adoçante

Lanche da noite
– 200ml de suco de soja light de pêssego ou 1 xícara de chá de camomila com adoçante
– 1 torrada integral
– 1 colher de chá de geléia qualquer sabor ou 1fatia de queijo branco

Fonte: Minha Vida

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