Dieta da Sopa: cardápios e receitas de sopas detox e sopas para emagrecer

dieta da sopa
Sopas para emagrecer

Dieta da Sopa é mais uma das dietas fáceis para perder peso. Viagens para o litoral, casamento, formaturas, festas… Eventos como esse podem pirar a cabeça de algumas pessoas, principalmente aquelas que estão acima do peso ou desejam perder alguns quilos para vestir um vestido ou comprar uma roupa nova. Nesses momentos, a primeira coisa que veem à cabeça são dietas como a da sopa.

A Dieta da Sopa

A Dieta da Sopa é muito simples de ser feita. Ela sugere a substituição de duas refeições (almoço e jantar) por sopas caseiras ou industrializadas durante uma semana. Você pode tomar o café da manhã normalmente.

Existem diversas variações dessa dieta, mas a única mudança em geral é a receita da sopa, as mais conhecidas são a do Hospital do Coração e a Dieta da Sopa de Repolho.

Como funciona a Dieta da Sopa

Na Dieta da Sopa não é permitido bater as sopas no liquidificador e os legumes e verduras devem ser picados em pedaços maiores para assim promover a mastigação. Como forma de incrementar o sabor, é permitido utilizar carne, frango, atum, ovos batidos, purê de batatas, aveia ou queijos.

As sopas industrializadas, com exceção das sopas cremosas, podem ser utilizadas, e para deixá-las mais “nutritivas” a dieta permite a adição de vegetais frescos.

Leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha não devem ser adicionados a preparação, assim como arroz e massas, até mesmo o tradicional pão de acompanhamento não deve ser consumido.

Eficiência da Dieta da Sopa

Essa dieta promove uma perda rápida de peso, contudo essa perda não representa uma perda de gordura somente, mas também de água e músculos.

Também é preciso atentar-se às demais refeições do dia. Para ajudar na eficiência da dieta é preciso comer balanceadamente nos demais horários do dia.

Além disso, esta dieta incentiva o elevado consumo de legumes e verduras, alimentos fontes de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Os adeptos da Dieta da Sopa, durante o período de realização da dieta, consomem estes alimentos como ingredientes das sopas, o que pode estar de acordo com a recomendação de consumo para esse grupo alimentar que é de no mínimo 3 porções ao dia.

Apesar de a dieta proporcionar até um quilo perdido a cada dois dias, o que está sendo eliminado não é gordura, e sim líquido. Uma dieta muito restrita pode cansar a pessoa, fazendo-a ter mais vontade de comer outros alimentos, o que pode levar à compulsão alimentar em algum momento – e, novamente, aos quilos extras.

Especialistas em nutrição

As nutricionistas afirmam que as pessoas não ficam muito tempo fazendo essa dieta, por ser muito monótona. Além disso, um sopa raramente vai oferecer todos os nutrientes que o organismo precisa.

A Dieta da Sopa não traz saciedade. Mesmo que a sopa contenha alimentos sólidos, a mastigação se dá de forma mais rápida e bem mais fácil. Além de o ato de mastigar ser importante para exercitar os músculos da face – que quando não utilizados por muito tempo podem atrofiar -, ele é essencial para o organismo entender que estamos comendo

O que utilizar na sopa para emagrecer

Procure ingerir sopas naturais ao invés das instantâneas. Estas são ricas em sódio, gorduras e conservantes.

Se você quer incluir as sopas na dieta de um jeito saudável, não esqueça de acrescentar proteínas à preparação e não exagere nos ingredientes de alto índice glicêmico, como inhame, pães e batatas.

Atividade física e Dieta da Sopa

Para emagrecer com sucesso é importante aliar uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas. Comece fazendo uma caminhada pelo seu bairro. Caminhar 30 minutos todos os dias pode contribuir com o emagrecimento.

Reeducação alimentar e Dieta da Sopa

Fazer a Dieta da Sopa e exagerar nas demais refeições, ou não manter uma alimentação equilibrada vai eliminar a eficiência da dieta.

O mais recomendado é focar na reeducação alimentar. Tomar sopa uma vez ao dia, ou três vezes por semana, vai ajudar o organismo a emagrecer de forma saudável , mas desde que todo o resto da dieta seja equilibrada.

Como preparar sopas para emagrecer

É essencial que uma sopa saudável e que ajude a perda de peso seja uma refeição completa. Ela deve ter uma fonte de carboidratos, como arroz, macarrão e batata, uma fonte de leguminosas, como feijão, ervilha e soja, uma proteína, pode ser vegetal ou animal, e vegetais coloridos, como brócolis, chuchu, beterraba e couve.

Para que a receita não ganhe muitas calorias, não inclua dois carboidratos na mesma sopa, como mandioquinha e batata ou batata e croutons.

Evite fazer sopas com apenas um ingrediente, como a de mandioquinha. Isto porque ela terá menos nutrientes do que as versões com mais alimentos, além disso, aquelas que levam somente carboidratos de alto índice glicêmico, como a batata, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, fubá, macarrão e arroz branco, podem causar picos de glicose e consequentemente de insulina, favorecendo os ataques de fome.

Para algumas pessoas, vegetais como repolho, brócolis e couve-flor, e certas leguminosas, como feijão e lentilha, estimulam a fermentação excessiva e favorecem os gases. Uma dica para evitar que o feijão cause gases é deixar este alimento de molho de um dia para o outro e descartar a água. Depois, comece a preparar o feijão normalmente e descarte a água quando chegar na metade do processo e coloque uma nova água.

Receitas de sopas para emagrecer

Sopa de Legumes

Calorias: 56 kcal
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
– 1 batata pequena
– 1 cenoura
– 3 colheres (sopa) de repolho picado
– 2 colheres (café) azeite ou óleo
– 1 pitada de sal

Preparo:
Cozinhe os vegetais em 200ml (um copo) de água. Bata tudo no liquidificador.

Sopa Cremosa de Palmito

Calorias por porção: 62 kcal (1 concha média)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
– 250g de palmitos em conserva
– 1 colher (sopa) de margarina light
– 1 cebola média ralada
– 1 dente de alho amassado
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 3 xícaras (chá) de caldo de galinha
– 1 xícara (chá) de leite desnatado
– sal e pimenta a gosto
– cubinhos de pão torrado
– pedaços de palmito para servir

Preparo:
Aqueça a margarina light, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Lentamente, junte o caldo de galinha, sempre mexendo. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite . Deixe ferver por 5 minutos. Coloque em uma sopeira, sirva com cubinhos de pão torrado e pedacinhos de palmito.

Calorias por porção: 70 kcal
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de óleo
– 1 cebola média picada
– 3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
– 1 litro ½ de água
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– 1 colher (chá) de açúcar
– 1 tablete de caldo de legumes
– ½ colher de (sopa) de amido de milho
– Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Sirva em seguida.

Confira outras sopas para emagrecer:

Sopa de Abóbora

Sopa de Cebola

Fonte: Minha Vida