Couve é rica em ferro, fibras e é pouco calórica

“Couve” é, na verdade, um nome genérico que serve para definir uma variedade de outras hortaliças da da família das Brassicaceae. A mais famosa, no entanto, é a “couve-manteiga”, cujo nome científico é Brassica oleracea variedade acephala. Há também a couve-flor, a couve-de-bruxelas, a couve-galega, a couve-rábano e a couve-coração-de-boi. Embora os nomes sejam diferentes – e até o gosto – todas trazem inúmeros benefícios.

Couve emagrece?

Nenhum alimento por si só emagrece, como já sabemos. O que emagrece é o conjunto de uma boa alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares. Contudo, essa verdura é cheia de nutrientes necessários ao nosso organismo, participa de ações antioxidantes, antienvelhecimento celular e muito mais.

Couve faz (muito) bem

Essa plantinha faz parte do grupo das crucíferas. Esse grupo contém pigmentos antioxidantes que previnem doenças crônico-degenerativas, como o câncer. Ela é uma excelente fonte de ferro, fósforo, cobre, cálcio, manganês, magnésio e selênio. Tudo isso faz você prevenir a anemia e ainda contribuir para ter músculos, ossos e dentes mais fortes, além de um melhor funcionamento dos neurotransmissores.
Ela também possui potássio, responsável pela contração muscular e funcionamento cardíaco, e zinco, que é de extrema importância para agir contra a ação de vírus, bactérias e fungos.
Rica em fibras
Essa qualidade da plantinha faz com que você tenha mais sensação de saciedade e melhore o trânsito intestinal. Também evita picos de glicose, fazendo com que a diabetes seja prevenida.

Tem poucas calorias

Pouco calórica, mas com um enorme poder de gerar saciedade. Sua recomendação diária é de apenas 100g, que totalizam míseras 25 calorias.

Como consumir

Além de poder refogar, cozer ou, até mesmo, consumir crua, é possível fazer um suco. Com certeza você já ouviu falar dos famosos “sucos de couve” ou “sucos verdes”. Se você quer inovar e optar pela bebida, você pode ser criativo e incluir grãos saudáveis, água de coco e chás.