Como Perder barriga: Aprenda como secar a gordura abdominal e afinar a cintura

Como perder barriga? Essa é uma das perguntas mais frequentes no mundo do emagrecimento, e para a qual existem várias respostas.

Para perder gordura na barriga e afinar a cintura, é muito importante ficar atento a duas coisas: alimentação correta e exercícios físicos. Iremos dar dicas para as duas coisas, proporcionando um emagrecimento completo da maneira mais otimizada possível.

Para perder barriga, existem alimentos chave que podem ajudar nesse processo, como chás, sucos, dietas e alimentos específicos. Alguns treinos específicos também conseguem reduzir gordura abdominal, e vamos falar aqui sobre os melhores e mais fáceis de fazer.

Porém, diferente do que muitos pensam, o jeito mais simples de perder gordura abdominal é simplesmente perder gordura no corpo como um todo. Direcionar a perda de gordura de um local específico é algo sem comprovação científica.

Perder Barriga

Dieta e alimentação para perder barriga rápido

A alimentação adequada é muito importante para perder barriga. Pequenas mudanças simples nos hábitos alimentares já fazem muita diferença. Tente dividir as refeições ao longo do dia, consumindo café-da-manhã, almoço, jantar e lanches da manhã, tarde e noite.
A alimentação mais frequente faz com que o metabolismo acelere, queimando mais calorias. Além, disso, comer com mais frequência diminui a fome nas refeições principais, fazendo com que fique mais fácil de não exagerar e sair da dieta. Consumir muita água também é importante, pelo menos 2 litros por dia. A água pode eliminar toxinas e ajudar na digestão, favorecendo a perda de peso.

Uma alimentação equilibrada é essencial não só para perder barriga, mas também fornece energia ao indivíduo, principalmente para aqueles que vivem reclamando de cansaço, fadiga ao final do dia e não conseguem realizar exercícios físicos.

Alimentos que ajudam a perder barriga

Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, carnes magras e grãos integrais, já contribui imensamente para perder barriga. Porém, alguns alimentos são especialmente eficazes na queima de gordura, veja quais são eles:

  • Alimentos ricos em ômega 3: são responsáveis por diminuir as citocinas inflamatórias, presente em casos de excesso de peso e gordura abdominal localizada, auxiliando a perder barriga, além de promover saciedade e a pessoa comer menos.
  • Chá verde: O chá verde possui ação termogênica, ou seja, contribui para uma queima de calorias mais intensa. Isto ocorre porque ele é rico em cafeína.
  • Chá de hibisco: é capaz de reduzir a adipogênese, processo em que as células amadurecem e se tornam capazes de acumular gordura. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris.
  • Pimentas: responsáveis pela diminuição do apetite, podendo ser utilizada por quem quer perder gordura localizada e reduzir a fome intensa. Também pode aumentar a mobilização de lipídios do tecido adiposo diretamente devido a uma das substâncias da pimenta – a capsaicina.
  • Gengibre: Pesquisas mostram que o gengibre também está ligado ao aumento da termogênese – aumento da queima calórica. O consumo deste condimento é indicado também em processos de inflamação, como no caso da obesidade e gordura localizada.
  • Canela: A canela possui ação termogênica quando introduzida na alimentação aumentando o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Exercícios para Perder barriga rápido

Para conseguir perder barriga a recomendação é praticar atividades aeróbicas, mesclando diferentes intensidades. Exemplos bons são os treinos em circuito, caminhar e correr na mesma sessão de treino, nadar com intensidades diferentes e pedalar em terrenos diferentes com aclives e declives.
Para a melhor definição do abdômen, uma boa combinação é entre exercícios aeróbicos e abdominais. Os exercícios de musculação não devem ser deixados para trás, todos são ótimos para a queima de gordura. Os treinos em circuito na musculação ajudam muito.

Outros exercícios que são muito bons para perder barriga são:

Corrida

O exercício mais comum a ser praticado para emagrecer é a corrida. E não é para menos, uma hora correndo pode queimar até 900 calorias. Isso praticamente dobra os efeitos de uma dieta, e pode fazer perder barriga muito mais rápido. O melhor é que a corrida pode ser feita em qualquer lugar, na rua, no parque, e não precisa ser feita na academia. O ideal é fazer circuitos nos quais se misturam momentos mais intensos e menos intensos (correndo mais rápido e depois trotando de leve), potencializando a queima calórica por acelerar o metabolismo – queimando calorias inclusive depois de parar o exercício, até 48 depois.

Caminhada

Para quem não está acostumado com exercícios, correr pode ser muito difícil, por isso a caminhada também é uma ótima opção. Não se preocupe, ela também pode queimar muitas calorias, e conforme vai se acostumando com a prática de exercícios, a intensidade e queima calorias podem ser aumentadas.

Bicicleta

A bicicleta é um exercício que pode ser feito tanto na academia quanto fora dela. É muito mais divertido fazer na rua, em parques, e queima calorias do mesmo jeito. Mas cabe a pessoa escolher onde fazer.

Natação

Assim como a bicicleta, é um esporte divertido de se fazer, com muitos benefícios, e emagrece muito. Isso porque é exigido um esforço para nadar contra a resistência da água, não é à toa que nadadores consumem muitas calorias e não engordam.

Abdominal

O abdominal é um dos exercícios mais procurados por quem quer perder gordura na barriga. Mas você sabia que ele não faz perder gordura diretamente no local? O que ele faz, além de gastar mais calorias, é aumentar a musculatura e a firmeza da barriga, dando um aspecto mais magro e afina a barriga.

Apesar de todos os exercícios poderem ser feitos em casa, a academia é o melhor lugar para a prática de exercícios, pois lá você pode contar com o suporte de um profissional capacitado. Além disso, tem muitas máquinas e aparelhos específicos para ajudar a perder gordura com mais eficiência. Lá você terá mais variedade de exercícios e poderá fazer circuitos mais complexos para gastar calorias.

Veja outros exercícios para fazer em casa

Quais os melhores alimentos para queimar gordura localizada na região abdominal

Os principais alimentos para perder gordura na região abdominal são vegetais e frutas ricos em fibras. Isso porque têm poucas calorias, promovem saciedade e gastam muitas calorias par serem digeridos por causa das fibras. As fibras, principalmente as insolúveis, são fundamentais para o emagrecimento. Isso porque no processo de digestão, ela absorve água e ocupa espaço no estomago, tirando a fome.
Alguns exemplos são:

  • Brócolis
  • Laranja
  • Manga
  • Beterraba
  • Cebola
  • Agrião
  • Alho
  • Pimentão
  • Amora
  • Melão
  • Abobrinha
  • Abacaxi
  • Mexerica
  • Morango
  • Ameixa
  • Cenoura
  • Couve flor
  • Mamão
  • Limão
  • Melancia
  • Pêssego
  • Goiaba
  • Repolho
  • Pimenta
  • Jabuticaba
  • Framboesa
  • Alface
  • Pepino
  • Couve
  • Maçã
  • Damasco
  • Berinjela

Esses são apenas alguns exemplos de alimentos, os mais consumidos, mas existem outros que cumprem o mesmo papel.

Suco para emagrecer, perder barriga e cintura

Existem diversos sucos para perder barriga e ajudar no processo de emagrecimento. O mais famoso atualmente é o Suco Detox, que é utilizado por muitas celebridades. E não é por menos, é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, além de ter poucas calorias.
Ajuda também em momentos nos quais a pessoa exagera na dieta, ou então sabe que vai sair da dieta por alguns dias. O suco detox ajuda a eliminar toxinas do corpo que podem prejudicar o emagrecimento.
O ideal é tomar de manhã logo ao acordar, e esperar 30 minutos para a próxima refeição. Normalmente é composto de frutas e legumes específicos que promovem o emagrecimento e desintoxicação do corpo.

Veja vários sucos para perder barriga

Chá para perder barriga e emagrecer

Assim como os sucos, existem muitos chás que têm efeitos emagrecedores e na perda de gordura abdominal. Chás que diminuem a fome e outros que aumentam o gasto calórico por acelerar o metabolismo. São bons porque podem ser tomados na hora dos lanches, ajudando a acelerar o metabolismo e diminuindo a fome durante refeições principais.
O melhor e mais famoso é o chá verde, que tem um forte efeito de aumentar o gasto calórico, aumentando o metabolismo. Também funciona na desintoxicação do corpo, diminuindo a retenção de líquidos e perdendo peso mais rápido. A melhor versão é a erva pura, e não de saquinho, mas ambos têm efeitos similares.
Não consuma açúcar com os chás e os sucos, isso porque o objetivo é ser uma bebida de baixa caloria e baixo índice glicêmico. Pode colocar algumas gotas de adoçante, mas o ideal é puro, já que podem fazer mal para a saúde.

Como fazer uma dieta para diminuir a cintura

Existem alguns alimentos específicos que podem contribuir para que a barriga fique lisinha e outros que podem fazer com que ele fique maior – e aí entram gordura localizada, inchaço e até estufamento. Saiba quais são eles e entenda porque ajudam ou atrapalham na busca pelo abdômen chapado.
Os alimentos citados acima são alguns dos ideais para incluir em uma dieta para perder barriga. Além destes, outros grãos, frutas e legumes com baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras são bem-vindos, por promover a saciedade e ajudar a comer menos.
De certa forma, a maior parte dos alimentos saudáveis têm seu papel no emagrecimento, promovendo a saciedade ou maior queima calórica.
Alimentos fontes de proteínas também podem ajudar a emagrecer, como é muito utilizado na Dieta da Proteína e Dieta Dukan. Isso porque a proteína causa grande saciedade, além de queimar mais calorias para ser absorvida do que os carboidratos.