Chá de Gengibre para Emagrecer: o que é, como preparar e benefícios!

O gengibre é conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar quem deseja emagrecer, mas este benefício só será notado se combinado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos. Uma forma de consumi-lo é através do chá de gengibre.
O gengibre é encontrado nos mercados em natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. Para fazer o chá, o melhor é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.

cha de gengibre

Benefícios do Chá de Gengibre

O chá de gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, uma vez que é um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso.
Alguns estudos mostraram que o chá de gengibre pode ajudar a diminuir o enjoo depois de comer. Quando o alimento não “cai” bem, ele ajuda a diminuir esta sensação de má digestão. Por ajudar na digestão, o seu uso também está relacionado a um alívio dos sintomas dos gases
Também pode ser usado para diminuir as náuseas em pessoas que fazem quimioterapia ou grávidas, por exemplo, mas é importante sempre conversar com o seu médico antes de começar a fazer uso do chá nestas situações.
Como o chá de gengibre tem ação antioxidante no corpo, ele age na prevenção da gripe e do resfriado. Ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de tosse e dor muscular e das doenças como asma e bronquite.
Esse emagrecimento acontece graças a ação termogênica do vegetal. Isto quer dizer que a bebida age no organismo provocando aumento do calor corporal. E por isto, ele potencializa o gasto calórico, acelerando o metabolismo.

Veja o preparo correto do chá

Para que o chá de gengibre mantenha os seus benefícios, é importante não ferver a raiz com a água. O chá deve ser preparado da seguinte forma: depois de lavar bem e cortar ou ralar a raiz, espere a água ferver em fogo alto e desligue. Adicione o gengibre, tampe a panela e aguarde de cinco a dez minutos. Você pode coar o chá antes de consumir.

cha de gengibre e amora receita

Receita 1

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de gengibre picado
  • 1 rodela de limão sem casca
  • Adoçante a gosto

Ferva a água por aproximadamente 10 minutos. Junte o gengibre e o limão e abafe. Coar e servir bem quente.

 

Receita 2

  • 1 colher chá gengibre
  • 1 cravo
  • 2 xícaras de água

Ferva a água, desligue e adicione os demais ingredientes. Abafe por alguns minutos, coe e beba.

Receita 3

  • 500 ml água filtrada
  • 1 folha de amoreira seca ou 1/2 colher sopa da folha triturada
  • 1 colher chá gengibre ralado
  • 1 cravo

Ferva a água , desligue e coloque todos os ingredientes, abafe por uns minutos e beba.

Confira também outros chás emagrecedores!