Carboidratos para emagrecer: confira os 6 melhores alimentos

Ao invés de cortar os carboidratos, aprenda a usá-los em seu favor

Então, você queria emagrecer e cortou todos os carboidratos da sua alimentação? Péssima escolha! Primeiramente, porque o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. E não estamos falando só de energia para fazer exercícios, mas de energia para pensar, se concentrar e ser produtivo no trabalho ou nos estudos. Sem carboidratos, seu rendimento irá cair em todos esses aspectos – isso é fato. E, para piorar, também não vai te ajudar a emagrecer. Portanto, que tal dar uma olhadinha na lista abaixo e escolher carboidratos que irão contribuir para a sua dieta?

Tipos de carboidratos

Antes de tudo, é importante saber que temos 2 tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples possuem mais glicose e são digeridos mais rapidamente pelo nosso organismo. Por isso, você sente fome pouco tempo depois de comer. Já os complexos, além de ter um teor menor de glicose e muitas fibras, são digeridos mais lentamente pelo nosso corpo. Assim, você se sente saciado por mais tempo ao consumi-los.

Os melhores carboidratos

1. Arroz integral: Quando o assunto é qualidade nutricional, o arroz integral ganha disparado do arroz branco. Ele possui mais fibras, vitaminas e minerais e é um excelente alimento para incluir na dieta.

2. Batata-doce: Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, ela possui uma fibra solúvel que resiste às enzimas do intestino delgado – que não é capaz de digeri-lo – atraindo as moléculas de gordura e de açúcar. Esse é um mecanismo que ajuda na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2.

3. Macarrão integral: Obviamente, ganha do macarrão comum disparado. Assim como os demais alimentos integrais, possui mais fibras e fornece mais energia. Pode ficar tranquila porque o gosto também é ótimo!

4. Mandioca: Repleta de vitamina B, C, cálcio e minerais, a mandioca merece um espaço na dieta. Além disso, há vários estudos que relacionam o consumo desse alimento com benefícios antienvelhecimento, tratamento de câncer e osteoporose.

5. Cevada em grãos: É um dos cereais que menos apresenta gorduras ruins. A cevada não é só uma ótima fonte de fibras e carboidratos, mas de vitaminas também!

6. Muesli:
Criada na Suíça no início do século XX, o muesli consiste, basicamente, em flocos de aveia, grãos, nozes, sementes e frutas secas. Parece granola, mas não é. A vantagem do muesli é que, ao contrário da granola como é comercializada aqui, ele não tem adição de açúcares. É um alimento altamente nutritivo e que merece estar entre os carboidratos da sua dieta.

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