7 Alimentos que ajudam a combater o câncer

Uma boa alimentação pode ser mais benéfica do que você imagina

Você é daqueles que acham que ter câncer é uma questão de “destino”? Bom, a ciência diz que você está errado. Um estudo publicado em 2011 no British Journal of Cancer demonstrou grande parte dos casos de câncer podem ser evitados, simplesmente, com a inserção de hábitos saudáveis. Para ser mais específico: 45% dos casos em homens e 40% dos casos em mulheres poderiam ser evitados apenas com esses novos hábitos. Dentre esses hábitos, obviamente, está a alimentação.

1. Frutas vermelhas

Por serem ricas em antocianinas, elas retardam o crescimento de células pré-malignas. Também evitam que novos vasos sanguíneos se formem e estimulem o crescimento de tumores. Framboesa e amora são ótimas opções.

2. Brócolis

Devido a diversos compostos, esse alimento tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research comprova isso. No experimento, homens com câncer de próstata que consumiram brócolis apresentaram uma inibição de determinada enzima que contribui para o câncer.

• Quer melhorar seus hábitos alimentares, mas não sabe por onde começar? Clique aqui e comece a mudar agora. Nós te ajudamos!

3. Chá verde

Um estudo veiculado pela Cancer Prevention Research acompanhou a evolução do câncer de próstata em homens que começaram a ingerir cápsulas de uma substância que faz parte do chá e concluíram que os antioxidantes da bebida atuam na prevenção da doença. Um estudo da Chun Shan Medical University enfatizou o importante papel do chá verde no combate ao câncer de pulmão. Foi demonstrado que uma xícara por dia diminui o risco de fumantes desenvolverem a doença em 13 vezes.

4. Alho e cebola

Por ajudar na eliminação de toxinas que contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas – como o câncer -, eles também entram na lista. Uma pesquisa publicada no International Journal of Cancer fez uma relação da ingestão desses alimentos com a redução do risco de contrair câncer de intestino.

5. Tomate

Esse fruto é fonte de licopeno, um carotenoide que ajuda a proteger contra a oxidação celular. Muitos estudos associam o tomate com a prevenção do câncer.

6. Cenoura

Assim como o tomate, ela possui o chamado carotenoide. Essa substância atua no combate a radicais livres. Esses radicais levam a mutações celulares que têm o potencial de “criar” um câncer. Abóbora, manga e acerola também são ótimas fontes de carotenoide!

7. Uva

Beber vinho não conta! Afinal, o álcool pode anular os efeitos da fruta. A casca e a semente da uva são excelentes no combate aos radicais livres.

Conheça outros alimentos benéficos para seu corpo e sua saúde

Canela ajuda a controlar a gordura abdominal

Confira os 6 melhores carboidratos para emagrecer

Benefícios do vinho para a saúde