6 dicas para curtir o dia da pizza de forma saudável

As pizzas atraem a todos e, para quem está de dieta, parece que a tentação é maior ainda. O que assusta os adoradores da pizza é a quantidade de calorias que elas possuem. Realmente, alguns sabores são bastante calóricos e pedem cuidado na quantidade e frequência com que são consumidos.
Para quem está de dieta e não abre mão de uma bela pizza, o jeito é prepará-las em casa, com ingredientes menos calóricos.
A massa pode ser comprada tanto pronta ou feita em casa. Além disso, mais uma opção são as massas de pizza de frigideira, que ficam prontas bem rápidas.

Veja algumas dicas para você curtir sem sentir culpa:

1. Comece pela salada

Os vegetais são ricos em fibras e ajudam a garantir uma maior sensação de saciedade, diminuindo a chance de você exagerar na quantidade de pedaços de pizza. Alem disso, as folhas estimulam a mastigação, fazendo com você demore mais tempo para comer.

2. Evite os “extras”

Tome cuidado com as azeitonas, elas ficam em conserva e, por isso, possuem grande quantidade de sódio. Já as bordas recheadas representam uma maior quantidade de calorias para a pizza. O melhor é pedir a pizza com as bordas sem recheio.

3. Que tal preparar a sua própria pizza?

Fazendo a pizza em casa você pode aproveitar e caprichar nos ingredientes mais saudáveis. Uma dica para a massa é incluir a farinha integral, linhaça ou até mesmo a chia. Rica em fibras, a massa integral regula o intestino e auxilia na absorção
dos nutrientes. Além disso, para o molho, a melhor opção é o feito em casa que possui mais nutrientes e está livre dos conservantes presentes na opção industrializada.

4. Queijo na pizza?

Já sabemos que quanto mais amarelo o queijo, maior a quantidade de gordura ele possui. Por isso, vale evitar as pizzas com queijo mussarela, parmesão e provolone, dando preferência para o queijo branco, cottage ou ricota. Mas não precisa tirar do cardápio o tradicional sabor mussarela, basta comer com moderação.

5. Azeite? Só se for com moderação!

O azeite de oliva tem gorduras monoinsaturadas, as famosas gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol. Mas tome cuidado com o exagero, afinal, uma colher de sopa tem 40 calorias.

6. Inove no sabor

Abuse da criatividade e use ingredientes mais saudáveis para a pizza como o brócolis, abobrinha, shimeji, rúcula, escarola, berinjela são opções saudáveis e ricas em nutrientes e fibras.

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