4 receitas inovadoras com bacalhau

Saia da mesmice nessa Páscoa e aprenda receitas diferentes com o bacalhau

Se você comemora a Páscoa, é muito provável que o bacalhau não falta na sua mesa. Aliás, já se perguntou por que o bacalhau é tão característico dessa data? De acordo com as crenças da tradição católica, não é aconselhável comer carne nessas datas. Mas, afinal, já se perguntou porque damos tanta preferência ao bacalhau e não por outros peixes? Trata-se de uma herança dos portugueses! Nossos colonizadores gostavam muito de consumir esse peixe, especialmente nessa data, e, assim, herdamos esse hábito que perdura até os dias atuais.

Mas chega do “momento história”. Você veio aqui para descobrir maneiras de inovar com o bacalhau, certo? Ora pois, as receitas estão logo abaixo:

Omelete de bacalhau e azeitonas pretas

Getty Images 

Ingredientes:

– meia cebola cortada em rodelas
– 1 colher (de sobremesa) de azeite
– 6 ovos
– 3 colheres (de sopa) de leite
– 1 xícara (de chá) de bacalhau em lascas
– 8 azeitonas pretas sem caroço e cortadas em pequenos pedaços
– 1 colher (de chá) de salsa
– sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Deixe a cebola dourar no azeite. Numa tigela, bata os ovos ,o sal, o leite, a pimenta e o sal com um batedor ou garfo. Adicione os outros ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque a mistura e leve ao fogo. Quando a parte inferior dos ovos estiver assada, dobre o omelete ao meio, para deixar a parte interna macia e um pouco úmida. Agora, é só servir! Você pode utilizar croutons integrais ou torradas integrais para acompanhar o prato, se quiser.

Escondidinho de bacalhau

Getty Images

Ingredientes para o purê de mandioca:
– 1kg de mandioca
– 1 colher (de sopa) de manteiga
– 400ml de leite desnatado
– sal a gosto

Ingredientes para o bacalhau:
– 300g de bacalhau seco
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres (de sopa) de azeite
– 1 lata de tomate
– 1 xícara (de chá) de salsinha picada
– sal a gosto
– 50g de farinha de rosca para polvilhar
– 50g de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Purê de mandioca: Descasque a mandioca e cozinhe. Depois, esprema e coloque novamente para o fogo. Junte o leite, a manteiga e o sal.

Bacalhau: Deixe o bacalhau de molho na água por 24 horas e troque a água por cerca de 6 vezes. Depois disso, escorra, tire a pele e as espinhas. Refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque o bacalhau, os tomates e a salsinha juntos para refogar por 10 minutos.

Montagem:
Unte um refratário. Coloque metade do purê de mandioca, o bacalhau, espalhe o restante do purê e polvilhe com a farinha de rosca e o queijo parmesão ralado misturados. Gratine por 15 minutos e sirva!

Suflê de bacalhau

Getty Images

Ingredientes:

– 2 cebolas
– 1 dente de alho
– 4 colheres (de sopa) de azeite
– 3 tomates picados sem semente
– 400g de bacalhau desfiado
– 50g de azeitonas pretas
– 1 punhado de salsinha
– 4 xícaras (de chá) de batata cozida e amassada
– 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
– 3 gemas de ovo
– 3 claras de ovo

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione os tomates e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte o bacalhau desfiado, a salsinha e as azeitonas e deixe-as separadas num canto. Mistura as batatas com a farinha de trigo e as 3 gemas. Bata as claras em neve e misture. Junte o refogado do bacalhau e asse em um refratário untado com azeite. Depois disso, é só se deliciar!

Salada de bacalhau

Getty Images

Ingredientes:
– 140g de grão-de-bico
– 400g de bacalhau desfiado
– meia cebola cortada em rodelas
– 1 colher (de sopa) de salsinha
– 8 azeitonas pretas
– 1 colher (de sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho um dia antes de começar a fazer o prato. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão com pouco sal até o grão ficar cozido e um pouco mole. Cuidado para não deixar desmanchar. Escorra o grão-de-bico, ponha em uma tigela, junte com o bacalhau desfiado, com a cebola, azeitonas, salsinha e tempere tudo com azeite. Leve à geladeira até a hora de servir.